Óleo de Krill ou Óleo de Peixe: Qual é melhor opção para você?

 

O óleo de peixe, que é derivado de peixes oleosos como anchovas, cavala e salmão e é um dos suplementos alimentares mais populares no mundo.

Seus benefícios para a saúde vêm principalmente de dois tipos de ácidos graxos ômega 3 – ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Ambos demonstraram melhorar a saúde do coração e do cérebro, entre outros benefícios.

Recentemente, um suplemento chamado óleo de krill surgiu como outro produto rico em EPA e DHA. Algumas pessoas até afirmam que o óleo de krill oferece mais benefícios do que o óleo de peixe.

Este artigo examina as diferenças entre o óleo de krill e o óleo de peixe e avalia as evidências para determinar qual é o melhor para a sua saúde.

O que é Óleo de krill?

A maioria das pessoas está familiarizada com o óleo de peixe, mas poucas pessoas sabem sobre os suplementos de óleo de krill.

O óleo de krill é derivado de minúsculos crustáceos chamados krill antártico. Estas criaturas marinhas são um alimento básico para muitos animais, incluindo baleias, focas, pinguins e outras aves.

Tal como o óleo de peixe, o óleo de krill é rico em EPA e DHA, os dois tipos de ácidos graxos ômega 3 que fornecem a maior parte dos benefícios à sua saúde. No entanto, os ácidos graxos do óleo de krill são estruturalmente diferentes dos ácidos graxos do o óleo de peixe, e isso pode afetar o modo como o corpo os utiliza.

O óleo de krill visualmente também parece diferente do óleo de peixe. Enquanto o óleo de peixe tem tipicamente um tom amarelo, um antioxidante natural chamado astaxantina dá ao óleo de krill uma cor avermelhada.

Seu corpo pode absorver melhor o Óleo de Krill

Embora o óleo de peixe e o óleo de krill sejam excelentes fontes de EPA e DHA, alguns estudos sugerem que o corpo pode absorver e usar os ácidos graxos do óleo de krill melhor do que aqueles encontrados no óleo de peixe.

Os ácidos graxos no óleo de peixe são encontrados na forma de triglicerídeos. Por outro lado, muitos dos ácidos graxos no óleo de krill são encontrados na forma de fosfolipídios, que muitos especialistas acreditam que ajuda a aumentar a sua absorção e eficácia.

 

 

Um estudo dividiu os seus participantes em dois grupos. Um grupo consumiu óleo de peixe e o outro grupo óleo de krill.

Passado 72 horas, as concentrações sanguíneas de EPA e DHA foram maiores naqueles que tomaram óleo de krill. Esses resultados sugerem que os participantes absorveram melhor o óleo de krill do que o óleo de peixe.

O Óleo de krill contém mais antioxidantes

Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo do estresse oxidativo, um tipo de dano celular causado por moléculas chamadas de radicais livres.

O óleo de krill contém um antioxidante chamado astaxantina, que não é encontrado na maioria dos óleos de peixe.

Muitas pessoas afirmam que a astaxantina protege o óleo de krill da oxidação e o impede de ficar rançoso na prateleira. No entanto, nenhuma pesquisa definitiva confirmou essa afirmação.

No entanto, pesquisas demonstraram que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da astaxantina podem proporcionar alguns benefícios para a saúde do coração.

Por exemplo, um estudo mostrou que a astaxantina reduziu os triglicerídeos e aumentou o colesterol “bom”(HDL ) em pessoas com lipídios sanguíneos moderadamente elevados.

No entanto, este estudo forneceu astaxantina em doses muito maiores do que aquelas que você normalmente obteria de suplementos de óleo de krill. Não está claro se quantidades menores fornecem os mesmos benefícios.

Óleo de Krill pode melhorar a saúde do coração mais do que o Óleo de peixe

O óleo de peixe é mais conhecido por seus efeitos benéficos sobre a saúde do coração, mas vários estudos demonstraram que o óleo de krill também pode melhorar a saúde do coração, possivelmente em maior medida.

Um estudo em que participantes com colesterol alto tomaram óleo de peixe, óleo de krill ou um placebo uma vez por dia durante três meses. A dosagem de cada participante variou com base no seu peso corporal.

Descobriu-se que tanto o óleo de peixe quanto o óleo de krill melhoraram vários fatores de risco para doenças cardíacas.

No entanto, eles também descobriram que o óleo de krill foi mais eficaz do que o óleo de peixe na redução do açúcar no sangue, triglicerídeos e colesterol “ruim” (LDL).

Talvez ainda mais interessante, o estudo descobriu que o óleo de krill mesmo em doses menores foi mais eficaz do que o óleo de peixe.

O Óleo de peixe é mais barato e mais acessível

Uma vantagem que o óleo de peixe tem sobre o óleo de krill é que ele é normalmente muito mais barato e mais acessível.

Embora o óleo de krill possa compartilhar e até exceder muitos dos benefícios à saúde do óleo de peixe, ele tem um custo maior. Por causa dos dispendiosos métodos de colheita e processamento, o óleo de krill muitas vezes pode ser até dez vezes mais caro que o óleo de peixe.

 

 

No entanto, o óleo de peixe não é apenas mais barato. Também é muito mais acessível.

Dependendo de onde você mora, você pode ter mais dificuldade em encontrar suplementos de óleo de krill e provavelmente encontrará menos opções do que o óleo de peixe.

Você deve tomar Óleo de Krill ou óleo de Peixe?

No geral, ambos os suplementos são ótimas fontes de ácidos graxos ômega 3 e têm pesquisas de qualidade para apoiar seus benefícios para a saúde.

Algumas evidências sugerem que o óleo de krill pode ser mais eficaz do que o óleo de peixe na melhoria de vários fatores de risco nas doenças cardíacas, mas por causa da extrema diferença de preço, pode ser mais razoável comprar um suplemento de óleo de peixe.

Por outro lado, se você está disposto a gastar mais dinheiro para ter benefícios potencialmente maiores na sua saúde, você pode querer considerar tomar óleo de krill.

Apesar das suas diferenças, tanto o óleo de krill quanto o óleo de peixe são ótimas fontes de DHA e EPA e têm bastante pesquisa para apoiar seus benefícios para a saúde.

É importante notar que o óleo de peixe e krill pode afetar a coagulação do sangue, por isso, se você está atualmente tomando medicamentos que afinam o sangue ou tem uma doença no sangue, fale com seu médico antes de tomar qualquer um desses suplementos.

Além disso, certifique-se de conversar com seu médico se tiver algum histórico de alergias a peixes ou moluscos.

 

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!