17 Benefícios do Ômega 3 Cientificamente Comprovados

 

 

O ômega 3 é extremamente importante para a nossa saúde, tendo vários benefícios tanto para o nosso corpo como o cérebro.  De fato, poucos nutrientes foram estudados de forma tão completa como o ômega 3.

Aqui estão 17 benefícios do ômega 3 para a saúde que são apoiados pela ciência.

1. Ômega 3 ajuda a combater a depressão e a ansiedade

A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns no mundo.

Os sintomas incluem tristeza, apatia e uma perda geral de interesse pela vida.

A ansiedade também é um distúrbio muito comum  que se caracteriza por preocupação e nervosismo constantes. Estudos descobriram que pessoas que consomem ômega 3 regularmente têm menor probabilidade de ficar deprimidas, e quando as pessoas já estão com depressão ou ansiedade, se  começam a tomar suplementos de ômega 3, seus sintomas melhoram.

Existem três tipos ômega 3: ALA, EPA e DHA. Dos três, a EPA parece ser a melhor no combate à depressão. Um estudo descobriu que o EPA é tão eficaz contra a depressão quanto o Prozac, um medicamento antidepressivo.

2. Ômega 3 pode melhorar a saúde dos seus olhos

O DHA, um tipo de ômega 3, é um componente estrutural importante do cérebro e da retina do olho. Quando você não recebe DHA suficiente, problemas de visão podem aparecer.

A ingestão de ômega 3 em  doses suficientes, tem sido associado a uma diminuição do risco de degeneração macular, uma das principais causas mundiais de dano ocular permanente.

3. Ômega 3 ajuda a promover a saúde do cérebro da criança durante a gravidez e início de vida

Os ômega 3 são fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do cérebro nos bebês.

O DHA é responsável por 40% dos ácidos graxos poliinsaturados no cérebro e 60% na retina do olho .
Portanto, não é surpresa que bebês alimentados com uma fórmula fortificada com DHA tenham melhor visão do que bebês alimentados com uma fórmula sem DHA . Consumir ômega 3 suficiente durante a gravidez tem sido associado a inúmeros benefícios para a criança, incluindo :

  • Maior inteligência
  • Melhor comunicação e habilidades sociais
  • Menos problemas comportamentais
  • Diminuição do risco de atraso no desenvolvimento
  • Diminuição do risco de TDAH, autismo e paralisia cerebral

4. Ômega 3 pode ajudar a prevenir os fatores de risco das doenças cardíacas

Ataques cardíacos e derrames cerebrais são as principais causas de morte no mundo.

Décadas atrás, cientistas observaram que as comunidades que comem peixes tinham taxas muito baixas dessas doenças. Mais tarde, descobriu-se que isso era parcialmente devido ao consumo de ômega 3, desde então, o ômega 3 têm demonstrado ter inúmeros benefícios para a saúde do coração.

Os benefícios incluem:

  • Triglicerídeos: O ômega 3 pode sofrer uma redução importante nos triglicéridos, geralmente na faixa de 15 a 30%.
  • Pressão arterial: o ômega 3 pode reduzir os níveis de pressão arterial em pessoas com pressão alta.
  • HDL –  colesterol: O ômega 3 pode elevar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom)
  • Coágulos sanguíneos: o ômega 3 pode impedir que as plaquetas sanguíneas se agrupem. Isso ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
  • Placas nas artérias: Mantendo as artérias lisas e livres de danos, o ômega 3 ajuda a evitar a placa que pode restringir e endurecer as artérias.
  • Inflamação: O ômega 3 reduzem a produção de algumas substâncias liberadas durante a resposta inflamatória.

Para algumas pessoas, o ômega 3 também pode diminuir o LDL (o colesterol “ruim”). No entanto, a evidência é mista e alguns estudos realmente encontram aumentos no LDL.

Curiosamente, apesar de todos esses benéficos sobre os fatores de risco para as doenças cardíacas, não há evidências convincentes de que os suplementos de ômega 3 possam prevenir ataques cardíacos ou derrames cerebrais.

 

 

5. Ômega 3 pode reduzir os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Vários estudos descobriram que as crianças com TDAH têm níveis mais baixos de ômega 3 no sangue, em comparação com crianças saudáveis. Além do mais, inúmeros estudos descobriram que os suplementos de ômega 3 podem realmente reduzir os sintomas do TDAH.

O Ômega 3 ajuda a melhorar a desatenção e a capacidade de completar tarefas. Também diminui a hiperatividade, a impulsividade e a inquietação. Recentemente, os cientistas avaliaram as evidências por trás de diferentes tratamentos para o TDAH. Eles descobriram que a ingestão de suplementos de óleo de peixe é um dos tratamentos mais promissores.

6. Ômega 3 pode reduzir os sintomas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que aumentam o risco de problemas cardiovasculares.
Nesse conjunto de doenças estão incluídos a obesidade central (gordura na barriga), hipertensão arterial, resistência à insulina, triglicerídeos elevados e baixos níveis de HDL (colesterol bom).
É uma das grande preocupações da saúde pública, uma vez que aumenta o risco de desenvolver muitas outras doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes.
O ômega 3 pode ajudar a reduzir a resistência à insulina, reduzir a inflamação e melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas em pessoas com síndrome metabólica.

7. Ômega 3 ajuda a combater a inflamação

A inflamação é extremamente importante no nosso corpo. É necessaria para combater infecções e reparar danos no corpo, no entanto, às vezes, a inflamação persiste por um longo periodo de tempo, mesmo sem uma infecção ou lesão estar presente. Isso é chamado de inflamação crônica (de longo prazo).
Sabe-se que a inflamação a longo prazo pode contribuir para quase todas as doenças ocidentais crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer.
Estudos têm mostrado consistentemente que existe uma ligação entre uma maior ingestão de ômega 3 e a redução da inflamação. Os estudos mostram que o ômega 3 ajuda a reduzir a produção de moléculas e substâncias ligadas à inflamação, como eicosanóides e citocinas inflamatórias.

8. Ômega 3 ajuda a combater doenças auto-imunes

Nas doenças auto-imunes , o sistema imunológico confunde as células saudáveis com células estranhas e começa a atacá-las. Diabetes tipo 1 é um excelente exemplo. Nesta doença, o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas.

O ômega 3 pode ajudar a combater algumas dessas doenças e pode ser especialmente importante no início da vida. Estudos mostram que a ingestão de ômega 3 durante o primeiro ano de vida ajuda a reduzir o risco na fase adulta de muitas doenças auto-imunes, incluindo diabetes tipo 1, diabetes auto-imune e esclerose múltipla.
O ômega 3 também mostrou ser importante no tratamento do lúpus, artrite reumatóide, colite ulcerosa, doença de Crohn e psoríase.

9. Ômega 3 pode ajudar em pessoas com transtornos mentais

Baixos níveis de ômega 3 foram relatados em pessoas com distúrbios psiquiátricos. Estudos têm mostrado que os suplementos de ômega 3 podem reduzir a frequência de alterações de humor e recaídas em pessoas com esquizofrenia e transtorno bipolar.

10. Ômega 3 pode combater o declínio mental relacionado com a idade e a doença de Alzheimer

Um declínio das funções cerebrais é uma das consequências inevitáveis do envelhecimento.

Vários estudos mostraram que a ingestão de ômega 3 está associada à diminuição do declínio mental relacionado à idade e à redução do risco de doença de Alzheimer.

Além disso, um estudo descobriu que as pessoas que comem peixes oleosos tendem a ter mais massa cinzenta no cérebro. Este é o tecido cerebral que processa informações, memórias e emoções .

 

 

11. Ômega 3 pode ajudar a prevenir o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo ocidental, e o ômega 3 têm sido associado à redução do risco de certos tipos de câncer.

Curiosamente, estudos mostraram que as pessoas que mais consomem ômega 3 têm um risco de até 55% menor de câncer de cólon .

Além disso, o consumo de ômega 3 tem sido associado a um risco reduzido de câncer de próstata em homens e câncer de mama em mulheres. No entanto, nem todos os estudos concordam com isso.

12. Ômega 3 pode reduzir a asma em crianças

A asma é uma doença pulmonar crônica com sintomas como tosse e falta de ar. Ataques graves de asma podem ser muito perigosos. Eles são causados por inflamação e inchaço nas vias aéreas dos pulmões.

Além disso, as taxas de asma vêm aumentando nas últimas décadas. Vários estudos associaram o consumo de ômega 3 a um risco menor de asma em crianças e jovens adultos.

13. Ômega 3 pode reduzir a gordura no fígado

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é mais comum do que você pensa.

Esta doença aumentou com a epidemia da obesidade e é agora a causa mais comum de doença hepática crônica no mundo ocidental.

O consumo de ômega 3 demonstrou reduzir a gordura e a inflamação no fígado de pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica.

14. Ômega 3 pode melhorar a saúde óssea e articulações

Osteoporose e artrite são dois distúrbios mais comuns que afetam o sistema esquelético.

Estudos indicam que o ômega 3 pode melhorar a estrutura óssea, aumentando a quantidade de cálcio nos ossos. Isso leva à redução do risco de osteoporose.

O ômega 3 também pode ajudar na artrite. Pacientes que tomaram suplementos de ômega 3 relataram redução da dor articular.

15. Ômega 3 pode aliviar a dor menstrual

A dor menstrual ocorre na região inferior do abdómen e na pelve, e muitas vezes irradia para a parte inferior das costas e coxas. Pode resultar em efeitos negativos na qualidade de vida de uma pessoa.

No entanto, estudos mostraram repetidamente que as mulheres que consomem mais ômega 3 têm dor menstrual mais brandas.

Um estudo descobriu que um suplemento de ômega 3 era mais eficaz que o ibuprofeno no tratamento da dor intensa durante a menstruação.

16. O ômega 3 podem melhorar a sua noite de sono

Um boa noite de sono é fundamental para uma boa saúde.

Estudos mostram que a privação de sono está ligada a muitas doenças, incluindo obesidade, diabetes e depressão.

Baixos níveis de ômega 3 estão associados a problemas de sono em crianças e apneia obstrutiva do sono em adultos.

Baixos níveis de DHA (docosahexaenoico) também têm sido associados a níveis mais baixos do hormônio melatonina, um hormônio que ajuda a adormecer .

Estudos em crianças e adultos mostraram que a toma de suplementos de ômega 3 aumenta a duração e a qualidade do sono.

17. Ômega 3 faz bem à sua pele

O DHA é um componente estrutural da pele. É responsável pela saúde das membranas celulares, que compõem uma grande parte da pele.

Uma membrana celular saudável resulta em pele macia, húmida, flexível e sem rugas. A EPA (ácido eicosapentaenóico) também beneficia a pele de várias maneiras, incluindo :

  • Gerenciando a produção de óleo na pele.
  • Gerenciando a hidratação da pele.
  • Prevenção da hiperqueratinização dos folículos pilosos (os pequenos caroços vermelhos geralmente vistos nos braços).
  • Prevenir o envelhecimento prematuro da pele.
  • Prevenindo a acne.

Ômega 3 também pode proteger sua pele dos danos causados pelo sol. O EPA ajuda a bloquear a liberação de substâncias que consomem o colágeno da pele após a exposição ao sol.

O Ômega 3 tem muitos benefícios para a saúde

O ômega 3 são incrivelmente importantes para uma ótima saúde.

Obtê-los de alimentos integrais, como comer peixes oleosos 2 vezes por semana, é a melhor maneira de garantir a ingestão ideal de ômega 3.

No entanto, se você não comer muito peixe oleoso, então você pode querer considerar tomar um suplemento de ômega 3.

Para as pessoas que estão com falta de ômega 3, essa é uma maneira barata e altamente eficaz de melhorar a saúde.

Você pode encontrar mais informações sobre os ácidos graxos ômega 3 nesta página: Ômega 3 : Guia Para Iniciantes.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!