O que é exame de ressonância magnética ?

exame ressonância magnética


A ressonância magnética é um exame que usa fortes campos magnéticos e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas e de grande resolução do interior do corpo. Este exame não provoca qualquer tipo de dor e não provoca nenhuma alteração no corpo humano. A imagem produzida pode revelar com exatidão lesões muito pequenas com bastante qualidade num curto período de tempo. A ressonância magnética também pode mostrar problemas que não podem ser vistos com outro tipo de métodos.

Um scanner de ressonância magnética é uma máquina especial em forma de tubo gigante que contém ímanes muito potentes . É necessário colocar a área do corpo a ser estudada dentro da máquina.

Um exame de ressonância magnética pode ser usada para analisar quase qualquer parte do corpo, incluindo:

  • Cérebro e medula espinhal
  • Ossos e articulações
  • Seios
  • Coração e vasos sanguíneos
  • Órgãos internos, como fígado, útero ou próstata

As imagens produzidas por uma ressonância magnética estão em formato digital e podem ser armazenadas em computadores para estudos posteriores. As imagens também podem ser analisadas remotamente, como em uma clínica ou em uma sala de operação. Em alguns casos, material de contraste pode ser usado durante um exame de ressonância magnética para mostrar certas zonas do corpo com mais clareza. As imagens podem ser usadas para ajudar a diagnosticar condições, planear tratamentos e avaliar a eficácia de tratamentos prévios.

 

 

A ressonância magnética pode ser necessária por vários motivos. Pode ser usada para encontrar problemas como tumores, hemorragias, lesões, doenças dos vasos sanguíneos ou infeções. A ressonância magnética também pode ser feita para fornecer mais informações sobre um problema visto em uma radiografia , em uma ultra-sonografia ou em uma tomografia computadorizada. Um exame pode ser necessário para:

Cabeça. A ressonância magnética pode verificar a existência de tumores no cérebro, aneurismas, sangramento no cérebro, lesões nervosa e outros problemas, tais como, danos causados por um acidente vascular cerebral. A ressonância magnética também pode encontrar problemas nos olhos e nos nervos óticos , nas orelhas e nos nervos auditivos.

Peito. A ressonância magnética do tórax pode ser utilizada para observar o coração, as válvulas e os vasos sanguíneos coronários. Pode mostrar se o coração ou os pulmões estão danificados. A ressonância magnética do tórax também pode ser usada para procurar cancro da mama.

Veias de sangue. Usar a ressonância magnética para examinar o interior dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue que passa pelo interior dos vasos é chamado de angiografia. Um exame de ressonância magnética pode encontrar problemas nas artérias e veias, tais como um aneurisma, um vaso sanguíneo bloqueado ou o revestimento de um vaso sanguíneo rasgado.

Abdómen. A ressonância magnética pode encontrar problemas nos órgãos na zona da barriga tais como fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins e bexiga. É usado para encontrar tumores, sangramento, infeções . Nas mulheres, pode ser usado para ver o útero e os ovários. Nos homens, para verificar a próstata.

Ossos e articulações. A ressonância magnética pode verificar se há problemas nos ossos e articulações tais como artrite, problemas com a articulação temporomandibular, problemas de medula óssea, tumores ósseos, problemas da cartilagem, ligamentos ou tendões. A ressonância magnética também pode ser usada para saber se um osso está partido quando os resultados de raios-X não são conclusivos. A ressonância magnética é utilizada com mais frequência do que outros testes para verificar se há problemas nos ossos e articulações.

Coluna vertebral. A ressonância magnética pode verificar os discos e nervos da coluna vertebral para condições como estenose espinhal, protrusões do disco e tumores na medula espinhal.

 

 

Como se preparar para um exame de ressonância magnética?

Antes do exame de ressonância magnética, informe o seu médico se:

É alérgicos a medicamentos. O material de contraste utilizado para a ressonância magnética não contém iodo. Se você sabe que é alérgico ao material de contraste usado para a ressonância magnética, informe o seu médico antes de fazer o teste.

Tem problemas de saúde tais como diabetes, anemia falciforme ou problemas renais. Pode ser necessário alterar o horário em que costuma tomar a sua medicação para que consiga fazer o exame de ressonância magnética.

Se for mulher informe o médico se estiver grávida ou se existir a possibilidade de estar.

Tem algum metal implantado no seu corpo. Isso ajuda o médico a saber se o teste é seguro para você. Informe o seu médico se você tem:

  • Dispositivos cardíacos tais tais como um stent de artéria coronária, um pacemaker (marcapasso) , um desfibrilador cardioversor implantável ou uma válvula cardíaca de metal.
  • peças de metal no seu corpo, incluindo pernas ou braços artificiais , trabalhos dentários ou algum tipo de aparelhos.
  • implantes de metal cosméticos como por exemplo nos seus ouvidos
  • Teve uma cirurgia recentemente a um vaso sanguíneo. Em alguns casos, poderá não ser possível fazer o exame de ressonância magnética.
  • Tem um dispositivo intra-uterino. Um dispositivo intra-uterino pode impedir que seja possível realizar o exame de ressonância magnética.
  • Fica muito nervoso em espaços apertados. É necessário ficar imóvel dentro do scanner de ressonância magnética , então pode ser necessário tomar algum remédio para ajudá-lo a relaxar.

Pode ser necessário providenciar alguém que o leve para casa depois do exame, se tiver tomado algum sedativo para ajudá-lo a relaxar.

Para uma ressonância magnética do abdómen , podem-lhe pedir para não comer ou beber durante várias horas antes do exame. Pode também ser necessário assinar um formulário de consentimento que diz que entende os riscos do exame e concorda em fazê-lo.

Converse com o seu médico sobre quaisquer preocupações que tenha sobre a necessidade de fazer o exame, quais são os seus riscos, como ele será feito ou o que pode significar os resultados.

 

 

Como é feito o exame?

tecnico em tomografia computadorizada e ressonancia magneticaUm exame de ressonância magnética geralmente é feito por um técnico de ressonância magnética e as imagens são geralmente interpretadas por um radiologista. Eles controlam o scanner usando um computador, que está em uma sala diferente, para mantê-lo longe do campo magnético gerado pelo scanner.
Vai ser necessário remover todos os objetos metálicos (como próteses auditivas, dentaduras, jóias, relógios) de seu corpo, porque esses objetos podem ser atraídos pelos fortes campos magnéticos utilizados no exame.

Vai precisar de tirar toda ou a maior parte da sua roupa, dependendo da área a ser examinada ( poderá manter as cuecas se não atrapalharem o exame). Vai receberá um traje para usar durante o exame. Se tiver permissão para manter alguma da sua roupa, deve esvaziar os bolsos de moedas e cartões (como cartões de crédito ou cartões de ATM) com tiras de scanner, porque a máquina de ressonância magnética pode apagar a informação contida nos cartões.

Durante uma ressonância magnética, você está deitado em uma cama que é movida para dentro do scanner. Dependendo da parte do seu corpo que vai ser examinada, a posição de entrada na máquina poderá ser de cabeça ou pelos pés.

Dentro do scanner vai ouvir um ventilador e vai-se sentir em movimento. Em determinados momentos durante o exame, o scanner criará barulhos altos. Esta é a corrente elétrica nas bobinas do scanner que está sendo ligada e desligada. Pode receber tampões para ouvidos ou fones de ouvido com música para reduzir o ruído. É muito importante manter-se completamente imóvel enquanto o scanner está em movimento. Poderá ser solicitado que prenda a respiração por curtos períodos de tempo.

Durante o exame, você pode estar sozinho na sala do scanner. Mas o técnico irá vê-lo através de uma janela. poderá conversar com o radiologista através de um interfone e ele poderá vê-lo em um monitor de televisão enquanto decorre o exame.

Um exame de ressonância magnética geralmente leva entre 30 a 60 minutos, mas pode levar até 2 horas.

 

 

O que vai sentir

Não irá sentir qualquer tipo dor devido ao campo magnético ou as ondas de rádio usadas no exame de ressonância magnética. A mesa na qual está deitado pode ser rígida e desconfortável e a sala poderá estar fria. Poderá também sentir-se cansado de ficar deitado na mesma posição por um longo período de tempo.

Como funciona um exame de ressonância magnética?

Ressonância magnética

A maior parte do corpo humano é constituída por moléculas de água, que consistem em átomos de hidrogénio e oxigénio. No centro de cada átomo de hidrogénio existe uma partícula ainda menor, chamada de próton. Os prótons são como pequenos ímans e são muito sensíveis aos campos magnéticos.

Quando está deitado sob os poderosos ímanes do scanner, os prótons do seu corpo alinham-se na mesma direção, da mesma forma que um íman move a agulha de uma bússola.

Pequenas rajadas de ondas de rádio são então enviadas para certas áreas do corpo, desalinhando os prótons. Quando as ondas de rádio são desligadas, os prótons voltam-se a realinhar. Isso envia sinais de rádio, que são captados por recetores.

Esses sinais fornecem informações sobre a localização exata dos prótons no corpo. Eles também ajudam a distinguir entre os vários tipos de tecido no corpo, porque os prótons em diferentes tipos de tecido se realinham a diferentes velocidades e produzem sinais distintos.

Da mesma forma que milhões de pixels em uma tela de computador podem criar imagens complexas, os sinais dos milhões de prótons no corpo são combinados para criar uma imagem detalhada do interior do corpo.

 

 

Quais são os Riscos?

Não há efeitos nocivos conhecidos do forte campo magnético utilizado na ressonância magnética, o que significa que o exame de ressonância magnética é um dos procedimentos médicos mais seguros atualmente disponíveis. Mas o campo magnético é muito potente, podendo afetar pacemakers (marcapassos), membros artificiais e outros dispositivos médicos que contenham ferro. Qualquer objeto de metal solto corre o risco de causar danos ou ferimentos se ele for puxado em direção ao íman.

Peças metálicas nos olhos podem danificar a retina. Se tiver fragmentos de metal nos olhos, um raio-X aos olhos poderá ser feito antes da ressonância magnética. Se metal for encontrado, a ressonância magnética não será feita.

Os pigmentos de ferro em tatuagens podem causar irritação na pele ou nos olhos.

Se estiver a amamentar e está preocupada se o material de contraste usado neste exame é seguro, fale com seu médico. A maioria dos especialistas acredita que muito pouco do material de contraste passa para o leite materno e ainda menos é transmitido ao bebé. Mas se preferir, pode armazenar um pouco do seu leite materno com antecedência e usá-lo por um ou dois dias após o exame.

Resultados de um exame de ressonância magnética

Resultados de um exame de ressonância magnética

O radiologista pode discutir os resultados iniciais da ressonância magnética consigo logo após o exame. Os resultados completos geralmente estão prontos para o seu médico ver em 1 a 2 dias.

Uma ressonância magnética pode às vezes encontrar um problema em um tecido ou órgão, mesmo quando o tamanho e a forma do tecido ou órgão parece normal.

Resultados normais de um exame de ressonância magnética

  • Os órgãos, vasos sanguíneos, ossos e articulações são normais em tamanho, forma, aparência e localização.
  • Não há crescimento anormal, como tumores.
  • Não existe presença de sangramento, bloqueio no fluxo de sangue ou aneurismas.
  • Nenhum sinal de inflamação ou infeção

Resultados anormais de um exame de ressonância magnética

  • Um órgão é muito grande, muito pequeno, está danificado ou ausente.
  • Crescimentos anormais (como tumores) estão presentes.
  • Fluido fora do normal é encontrado em torno dos pulmões , do coração , fígado, intestino ou outro órgão na área do abdómen.
  • Um vaso sanguíneo esta bloqueado. Um aneurisma está presente.
  • Dano nas articulações, ligamentos ou cartilagem estão presentes. Os ossos estão partidos ou mostram infeção ou doença.
  • Problemas do sistema nervoso estão presentes, como esclerose múltipla, demência, doença de Alzheimer ou hérnia de disco

 

 

O que afeta um exame de ressonância magnética

As razões pelas quais não pode fazer o exame ou as razões pelas quais os resultados podem não ser úteis incluem:

Gravidez. Um exame de ressonância magnética geralmente não é feito durante a gravidez. Mas a ressonância magnética pode ser feita para obter mais informações sobre um possível problema que não pode ser visto de forma exata com o ultra-som.

Dispositivos médicos que utilizam eletrónica, como por exemplo um pacemaker. As ondas magnéticas pode causar problemas com esses dispositivos e isso pode impedir que faça o exame.

Dispositivos médicos que possuem metal. O metal pode tornar alguns detalhes da imagens desfocado. Isso pode impedir o médico de ver o órgão que está sendo observado. Por exemplo, um dispositivo intrauterino com metal pode impedir o seu médico de ver o útero de forma clara.

Incapacidade de permanecer imóvel durante o exame.

Obesidade. Uma pessoa com excesso de peso pode não se encaixar em máquinas de ressonância magnética padrão.

Sobre o que pensar

Às vezes, os resultados do exame de ressonância magnética podem ser diferentes dos resultados de ultra-som ou exames de raios-X, porque a o scanner de ressonância magnética mostra os tecido de forma diferente.

A ressonância magnética é um teste seguro para examinar tecidos e órgãos dentro do corpo. Custa mais do que outros métodos mas pode não estar disponível na sua área de residência.

O material de contraste que contém gadolínio pode causar um problema de pele grave (chamada de fibrose sistêmica nefrogênica) em pessoas com insuficiência renal. Antes de ter uma ressonância magnética, informe o seu médico se tem doença renal grave ou se teve transplante de rim.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.