Dor nas costas lado direito. O que pode ser?

dor costas lado direito


A dor nas costas pode ser algo insuportável. Porque é uma parte central do corpo, quando as suas costas começam a doer, pode afetar tudo. Pode dificultar a caminhada, pode sentir dificuldade para se sentar e até para se deitar. Pode tornar-se um problema fazer algo tão simples quanto amarrar os cordões dos sapatos. Em alguns casos, a dor lombar é sentida principalmente no lado direito, em vez de se espalhar uniformemente pelas costas.
O que causa dor lombar no lado direito? Porque existe apenas dor do lado direito e não do esquerdo? Neste artigo, vai compreender as possíveis causas da dor nas costas lado direito, ajudando-lhe a chegar a um diagnóstico preciso e a um tratamento efetivo.

O que causa dor nas costas lado direito?

Parte do problema de lidar com a dor nas costas lado direito é que podem existir diversos motivos para essa dor existir. Pode ser algo tão simples quanto uma tensão muscular, ou algo tão complicado como um disco degenerativo. Dito isto, compilamos uma lista dos motivos mais comuns.

OS motivos mais comuns para a dor nas costas lado direito são :

  • Lesão nos músculos, ligamentos e / ou tendões que circundam e apoiam a coluna vertebral (coletivamente chamados de tecidos moles)
  • Problemas com as estruturas da coluna vertebral, tais como as articulações facetárias ou os discos intervertebrais
  • Doenças que afetam os órgãos internos na região das costas, abdominais ou zona pélvica.

Ver um médico é recomendado se a dor nas costas lado direito continuar ou piorar após alguns dias, ou se aparecer de forma repentina uma dor severa.

A maioria dos casos de dor lombar provêm de pequenas lesões nos músculos e ligamentos na região lombar. O corpo geralmente está bem equipado para regenerar-se desse tipos de lesões. Embora a dor inicial de uma tensão muscular possa ser significativa, a dor tende a diminuir durante os próximos dias ou semanas.

Dor nas costas no lado direito e sintomas urgentes

Em alguns casos, a dor na zona lombar pode ser um sinal de uma condição grave que precisa de atenção de um profissional de saúde. Por exemplo, as seguintes condições que são potencialmente graves podem incluir dor nas costas lado direito como um dos sintomas:

Apendicite

Esta condição ocorre quando o apêndice, localizado no lado inferior direito do abdómen, fica inflamado. Pode causar dor nas costas de forma intensa e dor no lado direito do abdómen. Os sintomas variam e podem incluir náuseas, vómitos ou febre. Os sintomas podem ocorrer de repente ou de forma gradual.

Síndrome da cauda equina

Esta condição ocorre quando existe uma perda acentuada da função dos elementos neurológicos (raízes nervosas).
As raízes nervosas que saem do fundo do canal espinhal na região lombar das costas ficam comprimidas e inflamadas. Os sintomas podem variar com a síndrome da cauda equina, mas tipicamente incluirão algum grau de disfunção intestinal, bem como dor aguda, fraqueza , dormência ou formigamento na parte inferior do corpo.

Aneurisma da aorta abdominal

Um aneurisma na área abdominal refere-se ao rompimento da aorta abdominal. Os sintomas geralmente incluem dor abdominal e lombar de início súbito e sintomas de baixa pressão arterial, como desmaios ou náuseas.

Osteomielite

Esta é uma infeção na coluna vertebral. Geralmente, apresentará dor nas costas de forma acentuada, juntamente com febre. Sintomas adicionais podem incluir perda de peso, vermelhidão ou sensibilidade ao redor da coluna vertebral.

Como regra geral, é aconselhável consultar um médico se a dor nas costas é grave ao ponto de interromper as funções diárias, como caminhar, ficar em pé ou dormir, ou se uma dor intensa nas costas surgir de forma repentina e não parece diminuir com medicação e repouso.

Dor nas costas do lado direito: tecidos e estrutura da coluna vertebral

A dor lombar nas costas do lado direito é normalmente causada por danos ou lesões nas estruturas da coluna vertebral, como os músculos das costas traseiras, os discos intervertebrais lombares ou as articulações das facetas. Enquanto os problemas com essas estruturas são mais propensos a causar dor centralizada em torno da coluna vertebral, é possível que a dor seja sentida principalmente ou inteiramente de um dos lados da coluna vertebral.

Tensão muscular na zona lombar do lado direito

A tensão muscular é a causa mais comum de dor lombar e pode aparecer no lado direito.

Os sintomas típicos incluem:

  • limitação de movimento (movimentos como dobrar para frente ou virar para o lado pode ser doloroso ou impossível)
  • Sensibilidade ou inchaço nas costas do lado direito.
  • Espasmos musculares na zona lombar
  • Dor que é atenuada quando é aplicado um saco de gelo
  • A dor é reduzida, pelo menos em parte, com medicação sem receita médica, como ibuprofeno ou paracetamol
  • A dor aumenta quando se levanta da cama ou de uma posição sentada

A maioria das tensões musculares ocorre como resultado de lesões relativamente pequenas, como levantar um saco de compras. A tensão muscular também pode ocorrer a partir de uma lesão de impacto, como uma lesão praticando um desporto ou acidente de carro. A maioria dos casos de tensão muscular não requer atenção médica e a pessoa começa a sentir-se melhor dentro de algumas semanas.

As condições mais comuns que podem apresentar sintomas nas costas do lado direito são:

Hérnia de disco lombar

Uma lesão no disco entre duas vértebras pode originar uma hérnia no lado direito da coluna vertebral. Uma hérnia de disco pode causar dor lombar devido à inflamação na área. É comum a dor normalmente irradiar para nádega ou para a perna do lado direito, mas nem sempre acontece.

Osteoartrite

Rigidez, desconforto e sensibilidade na zona lombar do lado direito são possíveis sintomas de artrite que afetam as articulações na coluna vertebral.

Estenose espinhal

O canal espinhal pode estreitar devido a uma hérnia de disco, esporão ósseo ou outro tipo de obstrução, causando dor nas costas e dor na nádega e perna direita.

Disfunção da articulação sacroilíaca

As articulações sacroilíacas ligam os ossos da pélvis com a base da coluna vertebral. Se a articulação sacroilíaca no lado direito da pélvis receber muito movimento ou muito pouco movimento, a dor pode ser sentida na zona lombar do lado direito ou no quadril direito.

Espondilite anquilosante

Esta condição inflamatória pode ter origem na articulação sacroilíaca , e os primeiros sinais de espondilite anquilosante podem apresentar-se como dor lombar ou dor no quadril direito. Durante um longo período de tempo, a espondilite anquilosante pode fazer com que as articulações da coluna vertebral e as vértebras se fundam e limitem o movimento na coluna vertebral.

O tratamento destes problemas da coluna vertebral pode variar com base na condição que o paciente se encontra e na gravidade dos sintomas apresentados. Existe uma grande variedade de opções de tratamentos, tais como aplicar frio ou calor, medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia, injeções ou cirurgia. Encontrar um tratamento efetivo muitas vezes pode ser um processo de tentativa e erro e a combinação ideal de tratamentos pode mudar ao longo do tempo.

Causas menos comuns para a dor nas costas lado direito

Espondilolistese degenerativa

A espondilolistese degenerativa corresponde a uma fase avançada do processo degenerativo da coluna lombar e é normalmente associado ao avançar da idade. Esta condição pode colocar pressão sobre os músculos das costas inferiores que suportam a coluna vertebral e pode comprimir as raízes do nervo e causar dor nas costas e geralmente a dor segue o caminho do nervo ciático até à perna direita.

Sintoma de dor crónica

Fibromialgia e síndrome de dor miofascial são condições de dor crónica que causam dor musculoesquelética no corpo inteiro e podem causar dor concentrada em um dos lados da parte inferior das costas. Outros sintomas incluem sensibilidade em áreas especificas, chamados pontos de gatilho, bem como fadiga persistente.

Tumor na coluna vertebral

O cancro com origem na coluna vertebral não é comum, e a maioria dos tumores na coluna vertebral aparece após ter começado em outra parte do corpo. Se um tumor pressiona o lado direito da coluna vertebral ou pressiona uma raiz do nervo no lado direito, pode ocorrer dor nas costas lado direito.

Algumas doenças podem ser mais difíceis de diagnosticar do que outras. Se uma pessoa tiver sintomas por longos períodos de tempo e que vêm e vão ou pioram progressivamente, pode ser útil manter um registo detalhado de quando e como os sintomas aparecem.

Dor nas costas do lado direita com origem nos órgãos internos

Existem várias causas possíveis para a dor nas costas lado direito com origem nos órgãos da zona abdominal, pélvica ou do meio das costas. A dor pode começar com a inflamação ou irritação de um órgão interno, ou pode ser um sinal de infeção de um órgão.

Problemas renais

Os sintomas de pedra nos rins e infeção renal podem ser muito semelhantes. Ambas podem causar dor lombar em apenas num dos lados, causar náuseas , vómitos e dor na micção. A dificuldade de urinar geralmente acontece pelo movimento das pedras através do sistema urinário podendo aparecer sangue na urina. Uma infeção no rim direito pode causar febre, inflamação local e sensibilidade na parte inferior direita em volta do rim.

Colite ulcerativa

Esta doença inflamatória do intestino é caracterizada por inflamação persistente no intestino grosso, também chamada de cólon. Cólicas abdominais frequentes causadas pela colite ulcerativa podem causar dor nas costas na zona lombar. Outros sintomas incluem problemas digestivos crónicos, como diarreia, dor retal, perda de peso e fadiga.

Apendicite

O apêndice está localizado no lado inferior direito do abdómen. Se o apêndice ficar inflamado ou romper, pode causar sintomas que incluem dor nas costas lado direito. Um caso típico de apendicite é o aparecimento de dor abdominal de forma súbita com origem na parte inferior do abdómen do lado direito. Possíveis sintomas adicionais são febre, náuseas , vómitos e dor na zona lombar das costas .

Doenças ginecológicas

Nas mulheres, os órgãos reprodutivos localizados na pelve podem levar à dor nas costas na zona lombar. Por exemplo, a endometriose é uma condição comum que pode criar dor esporádica e aguda na área pélvica que pode irradiar para a as costas do lado direito.
Fibroma é uma massas de tecido que cresce dentro e ao redor do útero, e pode causar dor nas costas lado direito. outros sintomas de fibroma incluem menstruação anormal, micção frequente e dor nas relações sexuais.

Gravidez

A dor nas costas lado direito e dor lombar em geral, é comum durante a gravidez à medida que o bebê se vai desenvolvendo. Muitas mulheres consideram úteis encontrar métodos para lidar com a dor, tais como o descanso, o exercício, alongamentos, e terapias complementares.

Causas menos comuns da dor nas costas lado direito com origem nos órgãos internos

As seguintes condições podem ser comuns , mas são menos propensas a apresentar dor nas costas na zona lombar do lado direito.

Inflamação da vesícula biliar

A inflamação da vesícula biliar geralmente é acompanhada por indigestão , particularmente após as refeições. A inflamação da vesícula biliar geralmente causa dor abdominal e e dor nas costas no lado direito.

Problemas de fígado

A dor de costas do lado direito relacionada com o fígado pode ser causada por inflamação (hepatite), um abcesso ou cicatrização do fígado (cirrose). Os principais sintomas de problemas no fígado incluem dor no abdómen do lado direito ,dor nas costas, fadiga, náuseas e falta de apetite.

Se suspeita que as condições acima são a causa , é recomendável procurar assistência médica imediatamente

Como tratar a dor lombar naturalmente?

Se você está a sofrer de dor nas costas, ou em particular dor na zona lombar, há uma série de soluções naturais que podem ser usadas para tratar essa dor e possivelmente a própria causa.
Antes de começar, note que se você está a sofrer de dor nas costas, sugerimos que primeiro fale com um médico para ter um diagnóstico. Embora estas soluções naturais possam funcionar com você, é melhor saber qual é o problema para que você possa usar o tratamento correto. Além disso, se for algo como cancro ou doença degenerativa do disco, irá precisar de cuidados profissionais, em vez de tratá-lo você mesmo.

Descansar

Parece tão óbvio, mas com a vida tão ocupada, muitas pessoas podem ignorar esta recomendação.
Para muitos problemas de dor lombar, a solução natural mais fácil é descansar as costas. Não levante nada pesado por um dia ou dois e tente limitar o movimento com as costas. Fique confortável e leia um livro ou um programa de TV. Isso pode permitir que seus músculos das costas relaxem e reparem qualquer dano que possa ter ocorrido. No entanto, não deve descansar por mais de um dia ou dois.

Gelo

O gelo aplicado na área com dor por vezes pode ajudar. O gelo pode reduzir o fluxo sanguíneo para a área com dor e pode ajudar a reduzir o inchaço . O melhor forma de aplicar o gelo é em sessões de 20 minutos.

Calor

O calor pode ajudar a relaxar os músculos que podem causam a dor. Combinar isso com gelo pode fazer maravilhas. Experimente 20 minutos de gelo, seguido de 20 minutos de calor.

Exercícios leves e alongamentos

Depois de descansar as costas por alguns dias, exercícios leves e alongamentos podem realmente ser benéficos. Pode ajudar a relaxar os músculos e a mantê-los em funcionamento. Evite fazer atividades ou movimentos que possam causar a lesão em primeiro lugar. Além disso, tome cuidado ao fazer os exercício para as dores nas costas, se começar a doer, pare. Se achar que nada disso está funcionando com você, consulte um médico, pois provavelmente é um sinal de que seus problemas nas costas são mais do que apenas músculos tensos.

Não ignore a dor nas costas lado direito. A dor nas costas e dor nas costas na zona lombar, em geral, podem ser tratadas de forma natural através do gelo, alongamentos e repouso. Mas se existir a possibilidade de ser algo mais sério do que pequenas lesões nos músculos ou ligamentos , fale com um médico.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

2 Comentários

  1. verci da silva

    estou com dor nas costa lado direito faz vinte dia fiz vários exames não apereceu nada
    nunca tive esta dor so acalma com massagem leve e quando deito e fico quieto ecom agua quente no banho esta horrível de administrar

  2. lelci

    Tenho dor no lado direito constante, principalmente para deitar ou virar para o lado direito, é difícil e doloroso, carregar bolsa, ficar sentada no chão. Há seis meses, já realizei exames e nada consta, tenho amortecimentos na mão direita, pernas e pé, são rápidos formigamentos. Tenho caso na família de vários tipos de câncer, mas não nessa região.

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.