O que realmente acontece ao seu corpo quando você bebe um copo de vinho todas as noites

vinho tinto

Se você se sentar para jantar ou para relaxar no sofá com uma taça de vinho todas as noites, o deixa feliz, seu hábito pode estar beneficiando sua saúde. Mas existem algumas ressalvas, então não pare de ler aqui.

Mais quantidade não significa mais benefícios, portanto, se você bebe atualmente, é melhor ficar por apenas um copo por dia para mulheres e dois para homens.

É importante saber que a maioria dos benefícios de saúde associados ao vinho são atribuídos ao vinho tinto – e não ao vinho branco ou ao rosé. O vinho tinto contém um polifenol chamado resveratrol. Neste artigo, exploramos exatamente o que acontece com seu corpo quando você bebe vinho tinto todos os dias.

Seu intestino

Se você não está pensando em como melhorar a sua saúde intestinal, agora é uma boa hora para começar. Quanto mais pesquisas são realizadas sobre o intestino e seus efeitos na saúde em geral, mais importante ele se torna.

Ter um microbioma diverso parece ser vital para a prevenção e tratamento de doenças como a doença inflamatória intestinal, obesidade, câncer e doenças autoimunes.

Acontece que o vinho tinto pode contribuir para o aumento da diversidade no instestino . Cientistas estudaram gêmeos e observaram que aqueles que bebiam vinho tinto, mesmo uma vez a cada duas semanas, tinham maior diversidade de microbiota do que aqueles que não bebiam vinho tinto. Vale ressaltar que o vinho branco mostrou um efeito menor (ainda que positivo), mas os cientistas não encontraram a mesma associação com cerveja ou bebidas espirituosas.

Seu coração

O maior conjunto de evidências para apoiar os benefícios de saúde do vinho tinto gira em torno do coração.

Existem estudos que indicam uma associação entre o baixo a moderado consumo de vinho tinto e uma diminuição do risco de doença cardíaca. Os fatores por trás dessa associação incluem as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos polifenóis do vinho tinto, incluindo o resveratrol. Além disso, o vinho tinto está associado a uma menor incidência de diabetes tipo 2 e a uma redução do colesterol LDL.

Alguns especialistas ainda estão céticos, indicando que os estudos sobre o vinho tinto e os benefícios para a saúde do coração mostram associações em vez de relações de causa e efeito. Também é possível que aqueles que bebem um copo de vinho tinto por dia já se envolvam em outros tipos de comportamentos saudáveis para o coração, como ter uma dieta saudável e realizarem um estilo de vida ativo.

Pesquisas estão sendo conduzidas para tentar solidificar o pensamento sobre os benefícios saudáveis para o coração do vinho tinto, mas uma coisa é certa: as pesquisas estao apontando na direção a favor do vinho tinto.

Sua Saúde Mental

Antes de sentir que ganhou a luz verde para beber 5 copos de vinho por noite, há algumas coisas que vale a pena considerar em relação ao vinho e à saúde mental.

Em um estudo publicado em 2013, os participantes que tomaram duas a sete doses por semana tiveram menos probabilidade de desenvolver depressão – isso é uma boa notícia. No entanto, o estudo ocorreu ao longo de sete anos e os pesquisadores descobriram que o consumo excessivo de álcool está associado a um risco maior de depressão e que as mulheres têm maior probabilidade de sofrer de depressão – isso não é uma boa notícia.

Portanto, lembre-se de ficar por apenas um copo de vinho por dia para mulheres e dois para os homens.

Seu peso

Embora um copo de vinho tinto a cada noite provavelmente não cause estragos em seu peso, ele pode convidar a outros hábitos que podem.

Para muitas pessoas, beber vinho leva a lanches irracionais. Um copo de vinho tinto contém cerca de 120 calorias, portanto, ao longo de uma semana, você consumirá 840 calorias extras. Se a perda ou manutenção de peso é um dos seus objetivos, tente limitar-se a dois a três copos de vinho por semana.

Se você adora o seu hábito de beber todas as noites, tente diluir o vinho com um pouco de água com gás.

Seu sono

O álcool é considerado um sedativo e se você está bebendo um copo de vinho antes de dormir, provavelmente vai fazer você ficar com sono. No entanto, isso não é necessariamente uma boa notícia para seus hábitos de sono.

Os especialistas em saúde sabem a importância do sono para a função do sistema imunológico e a saúde do coração. Uma das desvantagens de tomar uma taça de vinho todas as noites é que isso pode afetar a qualidade do sono.

Em uma dose baixa, como um copo por noite, você pode realmente cair no sono mais rapidamente, mas como o álcool é metabolizado e eliminado do seu corpo, você pode sentir dificuldades em conseguir dormir.

Os seus dentes

Tomar uma taça de vinho tinto todas as noites pode ser bom para o seu coração, mas pode deixar seu sorriso um pouco menos brilhante.

Para manter os brancos brancos, é recomendado limitar o consumo de vinho tinto (além de café e chá), pois pode manchar seus dentes. Isso vale tanto para dentes naturais quanto para facetas.

Então, o que um amante de vinho tinto deve fazer? Lavar os dentes antes e depois de uma taça de vinho ajuda a evitar manchas nos dentes.

Algo para ter em mente

Para a maioria dos adultos saudáveis, uma taça de vinho tinto a cada noite é boa. No entanto, se você sentir a necessidade de reabastecer esse copo repetidamente, considere falar com um profissional de saúde.

Lembre-se de ficar por apenas um copo para mulheres e dois para homens. Ter mais do que isso todas as noites pode ser um sinal de que você está usando álcool para lidar com ansiedade, depressão ou tristeza.

Se você não bebe, ou não gosta de vinho tinto, pode obter os mesmos benefícios desses polifenóis no vinho tinto comendo uvas vermelhas ou roxas como lanche. Misturar um pouco de suco de uva natural em água com gás também pode ser uma bebida refrescante à noite.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.