Como limpar frutas e legumes com vinagre

Você deveria lavar legumes em vinagre antes de comê-los? Pense em quantas pessoas manipulam seus produtos antes de eles chegarem à sua cozinha! E com todas as histórias nas notícias sobre surtos de contaminação, não é de admirar que você seja um pouco cautelosa. Mas o vinagre é o melhor método?

Acontece que limpar vegetais com vinagre ou limpar frutas com vinagre pode ser um mito, pois poucas fontes respeitáveis recomendam isso como uma opção. Em vez disso, basta usar água pura. De fato, como a maioria dos pesticidas é solúvel em água, eles saem facilmente com água corrente.

Lavar suas frutas e legumes

Existem várias maneiras pelas quais os produtos frescos podem ficar sujos no caminho do campo para a sua mesa. Animais, substâncias nocivas no solo ou na água e trabalhadores não higiênicos podem sujar o produto antes mesmo de ser colhido. De lá, ele é transportado para o supermercado, onde inúmeras pessoas lidam com isso e depois da loja para sua casa.

No entanto, não há necessidade de usar sabão ou um tipo especial de lavagem. Em vez disso, você pode simplesmente esfregar o produto suavemente com as mãos em água corrente. Se for uma fruta ou vegetal mais firme, você pode usar uma escova de vegetais. Depois, use um pano limpo ou toalha de papel para secar o produto e remova as folhas mais externas de alface ou repolho.

Muitas frutas e legumes podem absorver o detergente durante a lavagem. Além disso, lavagens químicas comerciais disponíveis no mercado não foram avaliadas quanto à segurança.

A lavagem de pesticidas doméstica mais eficaz é o bicarbonato de sódio , quando comparado com a água da torneira. No entanto, mesmo essa solução eficaz de bicarbonato de sódio – na qual 10 miligramas de bicarbonato de sódio foram dissolvidos em 1 mililitro de água – não foi capaz de remover os pesticidas que haviam penetrado sob a pele dos alimentos.

Limpeza de vegetais com vinagre

Isso não quer dizer que lavar legumes em vinagre esteja sempre errado. É recomendado que quando você estiver limpando vegetais verdes folhosos, como espinafre ou couve, que devem ser embebidos em banho-maria para soltar qualquer sujeira ou outros contaminantes.

Adicionar meia xícara de vinagre branco por 1 xícara de água, e em seguida enxague com água limpa, reduzirá as bactérias. Aqueles que tentam esse método devem notar, no entanto, que isso pode afetar o sabor dos legumes.     

Lavar legumes em vinagre ou bicarbonato de sódio pode apresentar problemas semelhantes. Como o bicarbonato de sódio tem sódio, ele também afeta o sabor das frutas e legumes. 

Se você ainda se sentir melhor usando algum tipo de agente de limpeza, mas não gostar do sabor que o vinagre dá ao seu produto, passe da limpeza de vegetais com vinagre para a limpeza de vegetais com suco de limão. Se você misturar meia xícara de suco de limão por duas xícaras de água por dois minutos e enxaguar por 15 segundos depois, isso ajudará a remover muitos contaminantes.

Embora a necessidade de limpar legumes e frutas com vinagre seja um mito, isso não significa que não existem medidas que você não possa tomar para reduzir a contaminação e prevenir doenças.

Em resumo, use água corrente para a limpeza dos seus legumes e frutas e, se precisar de usar algum tipo de agente de limpeza, experimente uma mistura de água com bicarbonato de sódio ou suco de limão. Isso irá ajudá-lo a apreciar suas frutas e vegetais, evitando o risco de doença.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!