7 razões pelas quais você se sente cansada o tempo todo

sempre-cansada


Todos nós tendemos a culpar o estilo de vida muito ocupado como motivo para estarmos sempre cansadas. E a maior parte do tempo estamos certas. Mas se você se sente cansada o tempo todo e sempre se pergunta “por razão eu estou tão cansada?”, não desespere .

Em 2 a 3 semanas você pode fazer algumas mudanças no seu estilo de vida: Durma mais, coma alimentos mais saudáveis, beba mais líquidos , tome um multivitamínico e reduza o consumo de cafeína e álcool.

Se mesmo assim, ainda está sentindo os sintomas de fadiga após essas mudanças, então você precisa de ajuda profissional

Aqui estão os 7 problemas mais comuns que podem estar a fazer você a sentir-se cansada.

1. Anemia

A fadiga causada pela anemia é o resultado da falta de glóbulos vermelhos, que são os responsáveis por levar o oxigénio dos seus pulmões para os seus tecidos e células. Você pode sentir-se fraca e sem respiração.

A anemia pode ser causada por uma deficiência de ferro ou falta de vitaminas, perda de sangue, sangramento interno ou uma doença crónica, como artrite reumatoide, câncer ou insuficiência renal.

As mulheres em idade fértil são especialmente suscetíveis à anemia por deficiência de ferro devido à perda de sangue durante a menstruação e à necessidade do corpo em obter ferro extra durante a gravidez e amamentação.

Sintomas: sentir-se cansada o tempo todo é um dos principais sintomas. Outros sintomas incluem fraqueza extrema, dificuldade em dormir, falta de concentração, batimentos cardíacos rápidos, dores no peito e dores de cabeça. Algo simples, como subir umas escadas ou andar distâncias curtas, pode causar fadiga.

Faça os testes: uma avaliação completa da anemia inclui um exame físico e exames de sangue, incluindo uma contagem sanguínea completa , para verificar os níveis dos seus glóbulos vermelhos. Também é normal verificar as fezes pois pode existir vestígios de sangue.

2. Doença da tiróide

sempre-cansada-tiroide

Quando os seus hormônios da tiróide estão fora de controlo, mesmo as atividades diárias vão deixar você sem energia.

A glândula da tiróide, que é do tamanho do nó da gravata de um homem, é encontrada na parte frontal do pescoço e produz hormônios que controlam o seu metabolismo.

Muita quantidade de hormônio da tiroide (hipertireoidismo) o metabolismo acelera. Muito pouca quantidade (hipotireoidismo) e o metabolismo diminui.

Sintomas: o hipertireoidismo causa fadiga muscular e fraqueza, que você pode notar primeiro nas coxas. Exercícios como andar de bicicleta ou subir escadas tornam-se mais difíceis. Outros sintomas incluem perda de peso inexplicável, sensação de calor o tempo todo, aumento da frequência cardíaca, fluxo menstrual mais curto e menos frequente e aumento da sede.

O hipertireoidismo é mais comum em mulheres nos seus 20 e 30 anos, mas também pode ocorrer em mulheres e homens mais velhos.

O hipotireoidismo causa fadiga, incapacidade de concentração e dor muscular, mesmo com pouca atividade. Outros sintomas incluem ganhos de peso devido à retenção de líquidos, sensação de frio o tempo todo (mesmo em climas mais quentes), fluxo menstrual mais pesado e mais frequente e constipação. O hipotireoidismo é mais comum em mulheres com mais de 50 anos; na verdade, até 10% das mulheres com 50 anos terão pelo menos hipotireoidismo leve.

Faça os testes: doença da tiróide pode ser detetada com um exame ao sangue. Os distúrbios da tiróide são tão facilmente tratáveis ,que todas as pessoas que se queixam de fadiga e / ou fraqueza muscular devem fazer o teste.

3. Diabetes

sempre-cansada-diabetes

Mais de um milhão de pessoas são diagnosticadas com diabetes tipo 2 todos os anos, mas muitas pessoas nem sequer sabem que têm a doença.

O açúcar, também chamado de glicose, é o combustível que mantém o seu corpo em marcha. E isso significa problemas para pessoas com diabetes tipo 2 que não podem usar a glicose adequadamente, fazendo com que ela se acumule no sangue.
Sem energia suficiente para manter o corpo funcionando sem problemas, um dos primeiros sinais de alerta que as pessoas com diabetes geralmente reparam é na fadiga.

Sintomas: além de sentir-se cansada o tempo todo, outros sinais incluem sede excessiva, micção frequente, fome, perda de peso, irritabilidade, infeções fúngicas e visão turva.

Faça os testes: Existem dois testes principais para os diabetes. O teste de glicemia plasmática em jejum, que é o mais comum,que mede o seu nível de glicose no sangue após o jejum de 8 horas.
O teste oral de tolerância à glicose, em que o sangue é retirado duas vezes: imediatamente antes de beber um xarope de glicose e 2 horas depois.

4. Depressão

sempre-cansada-depressao
A depressão é uma doença grave que afeta a maneira como dormimos, comemos e sentimos sobre nós mesmos e os outros. Sem tratamento, os sintomas da depressão podem durar semanas, meses ou mesmo anos.

Sintomas: nem todos experimentamos a depressão da mesma maneira. Mas na sua forma mais comum, a depressão pode causar uma diminuição da energia, mudanças no hábito de dormir e comer, problemas de memória e concentração e sentimentos de desespero, inutilidade e negatividade.

Faça os testes: Não existe exame ao sangue para a depressão, mas o seu médico pode identificá-lo fazendo uma série de perguntas. Se você tiver cinco ou mais desses sintomas abaixo por mais de 2 semanas, ou se eles interferirem com a sua vida, consulte o seu médico ou profissional de saúde mental:

  • fadiga ou perda de energia
  • está a dormir poucas horas ou horas a mais
  • sentimentos de ansiedade ou sentimento de “vazio”
  • perda de apetite e peso
  • aumento do apetite e aumento de peso
  • perda de interesse ou prazer nas atividades que antes sentia prazer
  • inquietação ou irritabilidade
  • sintomas físicos persistentes , como dores de cabeça, dor cronica ou constipação ou outros distúrbios digestivos
  • dificuldade em se concentrar, lembrar ou tomar decisões
  • sentir-se culpada, sem esperança ou sem valor
  • pensamentos de morte ou suicídio

5. Artrite reumatóide


Esta doença auto-imune nem sempre é fácil de diagnosticar cedo, mas há pistas a serem procuradas.
A artrite reumatóide ocorre quando o seu sistema imunológico se volta contra si e ataca os tecido e articulações saudável, resultando em danos irreversíveis nos ossos e cartilagens.

Sintomas: Muitos sintomas (como fadiga, baixa energia, perda de apetite e dor nas articulações) são compartilhados por outras condições de saúde, incluindo outras formas de artrite, como fibromialgia e lúpus. Anemia e distúrbios da tiróide, que também causam fadiga, são ainda mais comuns em pessoas com artrite reumatóide.
Os reumatologistas procuram alguns destes sintomas no diagnóstico da artrite reumatóide:

  • rigidez matinal nas articulações e ao redor delas, pelo menos 1 hora antes da começar a melhorar
  • pelo menos três articulações com inchaço
  • pelo menos uma articulação inchada em um dos pulsos, ou uma articulação inchada no meio de um dedo
  • erosão óssea nas articulações do punho, detetadas através de raios-x

Faça os testes: um exame físico completo por um reumatologista pode fornecer algumas das evidências da doença, mas também existe um teste que verifica a presença da artrite reumatóide, um anticorpo encontrado no sangue. Cerca de 80% das pessoas com artrite reumatóide, têm este anticorpo, mas o teste não é conclusivo.

6. Fadiga cronica


Esta condição desconcertante causa uma forte fadiga que vem rapidamente. As pessoas que sofrem de fadiga cronica se sentem muito cansadas para continuar com as suas atividades normais e sentem-se facilmente esgotadas com pouco esforço.

Sintomas: Os sinais incluem dor de cabeça, dores musculares e articulares, fraqueza, inflamação dos gânglios linfáticos e incapacidade de concentração. A síndrome da fadiga cronica continua a ser intrigante, porque não tem causa conhecida.

Faça os testes: não existe nenhum. Seu médico deve excluir outras condições com sintomas similares, como lúpus e esclerose múltipla, antes de fazer o diagnóstico.

7. Apneia do sono

Você poderá ter este problema do sono se você acordar se sentindo cansada, não importa quantas horas tiver descansado. A apneia do sono é uma doença caracterizada por interrupções breves da respiração durante o sono.

Na sua forma mais comum, a apneia obstrutiva do sono, as suas vias aéreas superiores se fecham por alguns segundos, o que por sua vez, alerta o seu cérebro para acordá-la para começar a respirar novamente. Alguém com apneia obstrutiva do sono pode parar de respirar dezenas ou mesmo centenas de vezes durante a noite.

Sintomas: a apneia do sono é muitas vezes caracterizada pelo ronco e geralmente, é seguida de cansaço no dia seguinte. A apneia do sono pode levar a doenças cardíacas, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral, por isso é importante fazer os testes para diagnosticar.

Faça os testes: Envolve uma estadia durante a noite em uma clínica de sono, onde você passará por uma polissonografia, que é um teste indolor que monitorará os seus padrões de sono, alterações respiratórias e atividade cerebral.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!