Dor nas costas do lado esquerdo. Quais as causas?

Dor nas costas do lado esquerdo.


A dor nas costas do lado esquerdo é considerada mais comum quando comparada ao lado direito das costas. A dor pode ser causada por algo tão simples como a constipação ou tão grave como uma pedra nos rins. Embora a dor lombar em geral comece abaixo da caixa torácica, é típico que as pessoas experimentem a dor lombar esquerda acima do quadril e da perna. Esta dor pode ser intensamente fria ou intensamente quente, e pode correr pela perna e alcançar o pé. Estar ciente dos sinais de perigo e sintomas de condições mais graves é importante para ajudá-lo a determinar quando é hora de ver um médico. A dor lombar, ou lombalgia, é uma das preocupação de saúde mais comum. Qualquer pessoa têm 80% de chance de experimentar dor nas costas em algum momento da sua vida.

Causas da dor lombar no lado esquerdo

Tem dor nas costas no lado esquerdo? Acreditava-se que a dor nas costas era causada pela degeneração de um ou mais discos na coluna vertebral, o que resultaria em danos no nervo espinhal. No entanto, quase todos os adultos com mais de 40 anos têm algum tipo de deterioração do disco e não sofrem nenhuma dor. Acontece que há uma série de possíveis causas para a dor nas costas do lado esquerdo.

Tensão lombar

A tensão muscular é uma causa comum na dor nas costas lado esquerdo. O esforço contínuo de um músculo específico geralmente pode causar uma tensão muscular, por exemplo, após o levantamento de um objeto pesado. O excesso de peso ou ter músculos abdominais fracos podem aumentar o risco de lesões musculares na região lombar.

Gravidez

Sofrer de dor nas costas na zona lombar durante a gravidez é muito comum. Isso acontece quando o útero em crescimento aumenta a pressão sobre os nervos e outros órgãos. A dor também pode aparecer na zona do quadril e perna esquerda.

Ciática e hérnia de disco

Os discos formam uma almofada entre a coluna vertebral e os ossos, mas ao longo do tempo eles podem encolher, desgastar e romper, o que pode levar a uma hérnia de disco. Os nervos são sensíveis à pressão e a ciática aparecerá quando um disco envolver o nervo ciático. Uma pessoa normalmente sentirá a dor ao redor da nádega, quadril, perna ou pé.

Diverticulite

A diverticulite também pode causar dor abdominal ou dor nas costas lado esquerdo. Pequenas bolsas podem se desenvolver ao longo das paredes do cólon à medida que você envelhece, especificamente no lado esquerdo do abdómen. A diverticulite resulta quando as bactérias se acumulam nas bolsas ao ponto de originar uma infeção. A infeção causa inflamação do cólon, resultando em dor no abdómen do lado esquerdo que também pode ser sentida nas costas. Outros sintomas de diverticulite incluem constipação, diarreia, náuseas e febre.

Outros problemas digestivos

Os problemas relacionados com o cólon, além da diverticulite, podem ser a causar da dor abdominal e lombar do lado esquerdo. Algo tão simples quanto a constipação pode causar dor à medida que seu cólon faz passar as fezes. Se a constipação for dolorosa e estiver associada a inchaço e à incapacidade de passar os gases , pode significar obstrução intestinal. Um tumor envolvendo a última parte do cólon também pode causar dor abdominal e lombar no lado esquerdo. Os sintomas podem incluir fezes com pouca consistência , inchaço ou sangue nas fezes.

Pedras nos rins

A dor nas costas do lado esquerdo severa, pode ser um sinal de pedra nos rins, uma infeção renal ou uma infeção do trato urinário. Se for pedra nos rins, a dor localiza-se na parte inferior do abdómen e abaixo da área da virilha. As pedras renais desenvolvem-se a partir de excesso de substâncias formadoras de cristais na urina. Quando as pedras se movem através do sistema urinário, podem ficar presas, causando dor, urina com sangue e náuseas.

Infeção renal

Uma infeção no rim esquerdo pode causar dor lombar de baixa intensidade . As infeções renais geralmente começam no sistema urinário e na bexiga, e a partir daí podem-se espalhar para os rins, causando inflamação local e dor no rim.
Sintomas adicionais podem incluir febre, náuseas e vómitos e micção dolorosa . A dor geralmente é sentida na coluna vertebral acima do quadril, e tipicamente piora ao fazer movimentos ou fazendo pressão.

Pancreatite

Pancreatite é a inflamação do pâncreas. Esta pode causar dor abdominal na parte superior e vai-se espalhando para o zona inferior esquerda das costas. Os pacientes podem descrever a dor como uma sensação maçante que pode ser agravada pela ingestão de alimentos, especialmente alimentos ricos em gordura.

Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é uma forma de artrite na coluna vertebral. A dor nas costas do lado esquerdo afeta principalmente a área lombar, quadris e nádegas. Também pode afetar a articulação sacroilíaca, que é a parte mais baixa da coluna vertebral que se une à pelve.

Má postura

A má postura é uma complicação para muitos funcionários de escritório que estão restritos ás suas mesas. A dor nas costas lado esquerdo é causada por uma postura incorreta por longos períodos de tempo onde o excesso de esforço é colocado nos músculos da região lombar e nos músculos flexores do quadril.

Obesidade

A obesidade é outra das principais causas das dores nas costas. Ter excesso de peso aumentará o excesso de esforço nos músculos das costas e contribuirá para uma má postura.

Problemas do sistema reprodutivo

A dor lombar nas mulheres pode ser um sinal de um problema associado à trompa de Falópio ou ao ovário do lado esquerdo. A dor irá piorar se for um cisto, uma infeção ou uma torção do ovário. A dor lombar também pode ser causada pela gravidez que se desenvolve no ovário esquerdo ou na trompa de Falópio em vez do útero – uma condição conhecida como gravidez ectópica. Para os homens, uma infeção testicular, testículo torcido ou tumor também pode causar dor nas costas no lado esquerdo.

Estenose espinhal

A Estenose espinhal é outro problema nas costas. Neste caso, o canal espinhal estreita e leva à pressão sobre a medula espinhal. Causas da estenose espinhal incluem formação de espinha óssea, artrite ou uma hérnia de disco. Como resultado, a pessoa pode sofrer dor nas costas no lado esquerdo sob a forma de fraqueza ou dormência.

O que devo fazer quando as minhas costas estão mal?

De repente, você sente dor nas costas no lado esquerdo – e quer saber o que fazer para aliviar a dor imediatamente. Pode ter lógica para você abster-se de qualquer atividade física enquanto se recupera de dores nas costas, mas esta pode não ser a melhor solução, pois as costas podem perder resistência, flexibilidade e força. Em vez disso, você deve manter a atividade física, ao mesmo tempo em que é cuidadoso a evitar movimentos bruscos que possam agravar a dor. Tente realizar exercícios de baixo impacto, como aeróbica aquática ou caminhadas, e aplicar um saco de gelo nas costas por 15 a 20 minutos cerca de cinco vezes ao dia para reduzir a dor, inflamação e inchaço. Também é um boa ideia dormir virado para o lado esquerdo com um travesseiro entre os joelhos de forma a ajudar a aliviar a dor nas costas.

Quais são os principais sintomas da dor lombar?

Como você sabe se tem os sintomas de dor de costa do lado esquerdo? Primeiro, a dor pode irradiar para o pescoço ou os quadris, mas existem vários outros sintomas que você provavelmente sentirá.

  • Uma área que é sensível ao toque;
  • Problemas em ficar em pé;
  • Espasmos musculares;
  •  Ciática, ou uma dor aguda que vem da zona lombar para a perna, tornozelo ou pé
  • Fraqueza em torno de certos músculos, tornando difícil levantar ou mover o dedo grande do pé ou o pé inteiro.

Quando é que a dor lombar é séria?

A dor nas costas do lado esquerdo não é considerado grave, portanto, você não deve se preocupar, a menos que a dor se torne bastante persistente, ou seja, se você a experimentou por seis semanas ou mais. Quando não há realmente nenhuma melhoria ou a dor lombar realmente parece piorar, é considerada dor lombar crónica.

Tratamentos naturais para a dor nas costas do lado esquerdo

Pensa-se que 90% das pessoas com dor nas costas lado esquerdo verão os sintomas desaparecerem sem qualquer tratamento em algumas semanas. Dito isto, há uma série de remédios naturais para ajudar a acelerar o processo.

Yoga

Estudos indicam uma forte evidência de que o yoga é eficaz no curto prazo para o tratamento da dor lombar. Outros ensaios clínicos sugerem que a ioga é um tratamento complementar efetivo para a dor lombar crónica.

Terapia com Ervas

Os remédios de ervas mais populares para o tratamento da dor lombar incluem a casca de salgueiro branco e a garra do diabo. Estudos de alta qualidade descobriram que a garra do diabo é mais eficaz do que um placebo no tratamento da dor nas costas. A casca de salgueiro contém salicilatos, que é o precursor da aspirina. Outros remédios com ervas utilizados para dor nas costas incluem boswellia, gengibre, caiena, extrato de casca de pinheiro, extrato de semente de uva, alfafa, raiz de mandioca e raiz de garras do diabo.

Metilsulfonilmetano (MSM) e Bromelina

Metilsulfonilmetano ou MSM e bromelina são dois suplementos anti inflamatórios naturais comuns usados para a dor lombar. O Metilsulfonilmetano é conhecido para aliviar os espasmos musculares, enquanto as enzimas proteolíticas da bromelina podem ajudar a reduzir a inflamação do tecido e do músculo. A cúrcuma também pode tornar os efeitos da bromelina mais fortes.

Que tipo de pessoa está em risco de ter dor nas costas do lado esquerdo? Quais são as doenças associadas com dor nas costas inferior esquerda?

Existem diferentes tipos de pessoas em risco de dor nas costas. Você pode primeiro notar dor lombar aos 30 anos, e pode piorar a partir desse ponto. Você pode ter um maior risco de dor nas costas quando está com excesso de peso ou obesidade, tem um estilo de vida inativo ou tem um trabalho que requer fazer levantamentos pesados.
Os adultos com mais de 60 anos também são mais propensos a sofrer de degeneração articular, o que pode levar a dor nas costas. Existem também certas condições ligadas à dor nas costas do lado esquerdo:

  • Herpes Zóster
  • nervo comprimido ou ciática
  • Artrite psoriática ou osteoartrite
  • sacroilíaca
  • Endometriose
  • Escoliose
  • Cistos ovarianos
  • Miomas uterinos
  • Cancro de pâncreas
  • Osteomielite
  • Uma hérnia de disco
  • Espinha bífida
  • Anencefalia
  • Síndrome do Piriforme

O que pode fazer para prevenir a dor?

A prevenção é considerada a melhor abordagem para a dor nas costas. Existem várias maneiras de prevenir a dor nas costas de forma a fortalecer os músculos das costas. Aqui estão algumas coisas que você pode tentar.

É importante ficar em forma, fazendo 30 minutos de exercício pelo menos cinco vezes por semana. Alguns exercícios de baixo impacto incluem natação ou caminhada. Você também pode considerar trabalhar com um treinador pessoal para evitar mais dor nas costas.

Você também deve fazer exercícios regulares que fortaleçam seus músculos abdominais o que reduzirá ainda mais o risco de dor nas costas.

Evite ficar em pé por longos períodos de tempo.

Quando estiver sentado na sua cadeira no trabalho, certifique-se que está sentado com as costas retas e que a cadeira também tenha um assento giratório, braços e uma parte traseira e assento ajustáveis.

Também é uma boa prática usar um pequeno travesseiro atrás, na parte inferior das costas quando está sentado ou a dirigir por longos períodos de tempo.

Quando consultar o médico?

O tempo passa e as dores nas costas lado esquerdo não desapareceram ou pioraram? Nesse caso, pode ser um bom momento para visitar o médico. As razões pelas quais a dor lombar pode exigir atenção médica imediatamente são:

  • Sua dor nas costas é devido a uma queda
  • Você tem história de cancro
  • Você tem ardência ao urinar, ou se há sangue na urina
  • Você tem dificuldade em controlar urina ou fezes
  • Você tem dor que percorre a sua perna
  • A dor piora quando esta deitado
  • Você tem perdido muito peso sem querer
  • Se você tem um histórico de dor nas costas, mas atualmente a dor está muito pior.

Outras dicas para tratar a dor na zona lombar

Temos mais uma série de dicas para pessoas com dor nas costas do lado esquerdo. Aqui estão algumas ideias que você deve considerar:

Medidas dietéticas: dieta e desintoxicação podem ajudar a libertar o corpo do acumular de toxinas e peso extra que pode levar à dor nas costas. Coma muitos vegetais ricos em fibra, mantendo-se longe de alimentos com alto teor de açúcar e gorduras saturadas.

Acupuntura: vários estudos citam a acupuntura como um tratamento eficaz para a dor lombar crónica.

Massagem terapêutica: a massagem é muito eficaz para a dor nas costas.

Aromaterapia: muitos óleos essenciais possuem propriedades relaxantes e aliviadoras do stress, incluindo lavanda, jasmim e gerânio.

Se você está sofrendo de dor nas costas no lado esquerdo, tente as dicas de alívio listadas acima. Como sempre, fale com seu médico primeiro.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.