5 mudanças na sua dieta que podem ajudar a combater a fadiga crônica

fadiga-crônica


Fazendo pequenas mudanças – e ficar com elas por um longo prazo – pode levar a uma recuperação completa.

Se você está tendo problemas para lidar com sua síndrome de fadiga crônica, você pode querer rever a sua dieta.

Caracterizada por exaustão extrema e pensamentos distorcidos a síndrome de fadiga crônica afeta milhões de pessoas a nível mundial. (Estes sintomas são genéricos e podem sinalizar outros problemas de saúde além da síndrome de fadiga crônica. Se você acha que pode ter síndrome de fadiga crônica, consulte um profissional médico para um diagnóstico.) E, embora não haja uma cura conhecida, opções de estilo de vida saudáveis – inclusive comendo os alimentos certos – podem ajudar a manter os sintomas sob controle. Fazer pequenas mudanças ao longo do tempo pode levar a uma recuperação completa, por isso é essencial encontrar uma dieta que melhore a sua energia e que você possa manter de forma consistente .

Aqui estão cinco pequenas alterações na dieta que podem ajudá-la a fazer exatamente isso:

Troque os carboidratos refinados por carboidratos complexos

fadiga-cronica-carboidratos-complexos

Ao contrário dos carboidratos complexos, os grãos refinados passam por um processo de moagem que tira várias camadas do grão, removendo nutrientes no processo como por exemplo as fibras. Por sua vez, o pão branco e as massas feitas com trigo refinado movimentam-se através do sistema digestivo mais rapidamente do que grãos complexos. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem e, em seguida, desçam rapidamente. Embora isso ,para alguém que não tenha síndrome de fadiga crônica, não tenha grande efeito, para alguém com síndrome de fadiga crônica, onde a regulação do açúcar no sangue é mais baixa do que a maioria das pessoas , os carboidratos desprovidos de nutrientes provavelmente irão deixá-los totalmente sem energia.

 

 

Para manter o seu nível de açúcar no sangue e níveis de energia estáveis, procure carboidratos complexos, como o pão de trigo integral, cevada, aveia, quinoa e arroz selvagem. Eles são ricos em fibras e são digeridos no estômago a uma taxa mais lenta, mantendo os seus níveis de açúcar no sangue e energia equilibrados. Se você tiver problemas para digerir o glúten,escolha alimentos sem glúten como o arroz integral, quinoa ou a batata doce.

Ingira gorduras saudáveis

fadiga-cronica-gorduras-saudaveis

Como muitas doenças crônicas, o síndrome de fadiga crônica está ligado a níveis elevados de inflamação. Embora as gorduras trans sejam conhecidas por piorar a inflamação, as gorduras saudáveis podem ajudar a baixar os níveis de inflamação. As gorduras saudáveis também são digeridas mais lentamente, de modo que promovem níveis estáveis de açúcar e energia no sangue.

Fontes de gorduras insaturadas saudáveis incluem manteiga de amendoim , azeite, abacate e salmão. Por outro lado, fontes comuns de gorduras trans incluem batatas fritas, nuggets das cadeias de fast food, tortas preparadas comercialmente, pipoca de microondas com sabor a manteiga. Para identificar as fontes de gordura trans, leia os rótulos dos ingredientes e procure a palavra “hidrogenado”, se encontrar, isso indica que gorduras trans estão presentes no produto – mesmo se ele afirma ser “livre de gorduras trans” “. (Se houver menos de 0,5 gramas por porção, os fabricantes de alimentos podem legalmente fazer essa afirmação).

 

 

Coma mais alimentos ricos em vitamina B

fadiga-cronica-vitamina-b

Ou seja, alimentos que são ricos em vitamina B12 (como aves, ovos e peixe) e folato (como folhas verdes, brócolis e frutas cítricas). Essas vitaminas desempenham um papel importante na ajuda das mitocôndrias – a parte das suas células responsável pela produção de energia. Seu médico pode ajudá-lo a determinar a quantidade de B12 e folato que você deve consumir diariamente.

 

 

Algo a ter em conta é que comer alimentos ricos em vitamina B pode não ser suficiente, mesmo se você ingerir a quantidade diária recomendada. Isso porque em algumas pessoas, as enzimas responsáveis por absorver as vitaminas B dos alimentos, existem em pouca quantidade . Um simples exame ao sangue pode determinar se você tem problemas de absorção. Se você fizer isso, seu médico pode recomendar que você tome um suplemento de vitamina B12 de forma regular, para além de comer em abundância alimentos ricos em vitamina B.

 

 

Considere reduzir na cafeína

fadiga-cronica-cafe

Em pequenas doses, a cafeína pode dar-lhe um estimulo. Mas tal como os carboidratos refinados, a ingestão de cafeína pode fazer com que seus níveis de energia aumentem e caiam drasticamente. Isso deixará você ansiosa, desejando ainda mais cafeína apenas para voltar a sentir-se “normal”, entrando num ciclo vicioso em que vai sentir níveis de energia altos e baixos.

Então, qual a quantidade de cafeína que você pode ingerir sem sofrer consequências desconfortáveis? Em geral, os especialistas recomendam 400 miligramas ou menos de cafeína, o equivalente a dois cafés. Mas essa não é uma recomendação igual para toda a gente, especialmente para pessoas com síndrome de fadiga crônica. Preste atenção em como o consumo de cafeína faz você se sentir e ajuste a sua ingestão de acordo. Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína do que outras, se agravar os seus sintomas, você deve cortá-lo, ou pelo menos tentar consumir menos.

Fique hidratada

fadiga-cronica-agua

Mesmo uma ligeira desidratação pode deixá-la cansada. Sem a hidratação adequada, as toxinas não podem ser expulsas corretamente através do suor. O sangue também não consegue fluir de forma eficiente de forma a trazer os glóbulos brancos (responsáveis por combater as doenças) onde estes são mais necessários.

 

 

Uma vez que as necessidades de hidratação podem variar de acordo com fatores como a idade, tamanho, clima e nível de atividade, as suas necessidades de água podem ser maiores ou menores do que a recomendação padrão, que é de oito copos de água por dia. Em vez disso, basta olhar para a sua urina. Se a cor é amarelo escuro, há uma boa chance de você precisar beber mais, se é amarelo pálido ou claro, você provavelmente está corretamente hidratada.

 

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!