5 mitos sobre a perda de peso

perda peso


Não há escassez de produtos e programas que se oferecem para ajudar as pessoas a perder peso. Anualmente são gastos biliões em produtos de perda de peso, desde ginásios até refrigerantes dietéticos,mas apesar dos gastos, o número de pessoas obesas continua a aumentar. Por quê? Em parte é devido à persistência de mitos em relação à perda de peso. Aqui está a verdade sobre cinco deles.

MITO 1: Tomar o café da manhã é essencial para a perda de peso

Você não precisa tomar o café da manhã para perder peso. Enquanto alguns estudos descobriram que as pessoas em regime de dieta que tomaram café da manhã foram mais bem sucedidas, verifica-se que parte dessa pesquisa foi financiada por grandes fabricantes de cereais.

Quando pesquisadores de várias universidades estudaram durante 4 meses 283 pessoas em regime de dieta, não observaram diferença significativa na perda de peso entre aqueles que tomaram café da manhã e aqueles que não o fizeram. Isto significa que não existe dados confiáveis que mostrem que o saltar o café da manhã prejudica a perda de peso. Se você está a tentar perder peso e não tomar café da manhã com regularidade, tenha sempre por perto um lanche nutritivo caso tenha fome antes do almoço. Ter alimentos saudáveis com você vai evitar a atração por comida fast food.

MITO 2: Você pode perder peso comendo qualquer alimento que você gosta, desde que tenha atenção ao número de calorias.

Contrariamente à crença generalizada de que o corpo metaboliza todos os alimentos da mesma forma, a verdade é que o tipo de alimentos que comemos realmente afeta o número de calorias que queimamos. Em um estudo recente, foi descoberto que as pessoas com uma dieta com baixo teor em carboidratos queimavam por dia 325 calorias a mais em relação a uma dieta com o mesmo número de calorias mas com pouca gordura e mais carboidratos.

Os carboidratos refinados, como aqueles que se encontram nas bolachas e biscoitos, aumentam a glicemia, fazendo com que o pâncreas produza mais insulina. A insulina desencadeia células de gordura para armazenar calorias, evitando que estas sejam usadas como combustível.

É recomendado substituir as calorias de alimentos processados com alto teor em carboidratos, por alimentos saudáveis tais como nozes, azeite e abacate . Isso diminuirá seus níveis de insulina, ajudará você a sentir-se cheio e fará com que as células de gordura possam liberar as calorias de volta para a corrente sanguínea para que possam ser usadas como combustível.

MITO 3: Você queima muitas calorias exercitando, para que você possa comer mais comida.

É verdade apenas até certo ponto. O exercício faz queimar calorias , mas também pode fazer com que tenha mais fome e fazer você comer demais. Chamamos a isto de efeito halo, em que as pessoas vão fazer exercício para se sentirem melhores consigo mesmas e depois se recompensam com comida.

O exercício é importante para a saúde em geral , mas a principal maneira de perder peso é comendo menos comida. Tente estar consciente das calorias que você está consumindo pós-exercício. Evite confundir a fome com sede, mantendo-se bem hidratado e certifique-se de que qualquer lanche que você tenha é saudável.

MITO 4: Você deve comer o mesmo número de calorias todos os dias se quiser perder peso.

Na verdade, alterar o número de calorias que você ingere por dia pode ajudar a perder peso. Estudos demonstraram que as pessoas podem perder a mesma quantidade de peso através de jejum intermitente ou restringindo de forma moderada o numero de calorias diárias.

Se você tiver curiosidade em experimentar o jejum intermitente, mas acha que é muito difícil seguir programas que exigem vários dias de jejum por semana, tente restringir as suas calorias apenas um dia por semana para ver se isso ajuda na perda de peso.

MITO 5: Comer antes de ir dormir leva ao ganho de peso.

Não necessariamente. Você pode comer após o anoitecer, desde que seu jantar tardio ou lanche da meia noite se encaixe no seu plano diário de calorias. Só porque você adormece de estômago cheio não significa que as calorias vão automaticamente ser transformadas em gordura, mas, se a sua alimentação noturna é não for sensata, como por exemplo comer bolachas enquanto vê TV, é provável que ganhe peso.
Se janta cedo e sente fome antes de ir para a cama, tente cortar no lanche da manhã ou no da tarde para metade , de forma a que possa desfrutar antes de ir dormir de um snack saudável, como fatias de maçã com manteiga de amendoim.

BAIXE AGORA GRÁTIS O GUIA
OS 10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

Deixe o seu comentário

O seu email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.